2 TED - Ideias que merecem ser compartilhadas






Oi!

Você conhece o TED?


Não! Não é esse aí, não!

O TED ao qual eu me refiro é uma fundação que realiza conferências para discutir ideais interessantes e inovadoras sobre vários assuntos. A sigla TED vem das palavras "Tecnologia, Entretenimento e Design"(que eram os temas originalmente tratados por eles). Hoje, você encontra "TED talks" sobre praticamente todos os temas possíveis!

O slogan deles é "ideas worth spreading", algo como "ideias que merecem ser compartilhadas". 

Essas TED talks (que podemos traduzir como uma "TED conversa") são realizadas por diversos convidados que podem ser políticos, pesquisadores, humanitários, escritores entre outros e são geralmente bem curtas e objetivas. Ou seja, não é como assistir uma palestra longa, arrastada e sem conclusão. O convidado apresenta de forma fácil e direta o seu pensamento e  todo mundo entende de cara o que ele tá querendo dizer.

O que todas as TED talks têm em comum é que elas são muito interessantes. Mesmo que você não seja um biólogo, vai achar interessante assistir as TED talks sobre aquecimento global, ou sobre a vida marinha e por aí vai. Os assuntos variam desde conhecimento científico até experiências pessoais. Eu garanto que todos eles vão te tocar de alguma forma. Outra característica bem legal é que eles apresentam o conteúdo de um jeito bem informal, fazem piadas e interagem com a plateia. É super agradável de ver.

Escolhi mostrar aqui duas TED talks que eu adoro.

fonte: www.ted.com


Uma delas se chama 'Sou filho de um terrorista. Veja como escolhi a paz.' Ela é apresentada por Zak Ebrahim, filho de um terrorista que aprendeu outra forma de enxergar o mundo e que não precisa reproduzir os erros e os preconceitos de sua família. Achei incrível porque a fala dele dá aquela coragem de romper com o que as pessoas esperam que a gente faça só porque viemos de determinado lugar ou fomos criados de determinada forma.

fonte: www.ted.com

A segunda é 'Sucesso, fracasso e motivação para continuar criando' da Elizabeth Gilbert (autora de 'Comer, Rezar, Amar' e de 'A Assinatura de Todas as Coisas', um dos meus livros preferidos!). Ela conta um pouco sobre como foi superar o derrotismo que surgiu após ter escrito 'Comer, Rezar, Amar' (que foi um sucesso absoluto) e a capacidade de persistir no seu trabalho, sem se preocupar se vai conseguir superar um grande feito ou não.


Tem mais uma dezena de TED talks incríveis que você pode ver no site. Clicando aqui, vocês podem acessar o conteúdo em língua portuguesa.

Eu espero que vocês gostem e assistam tanto quanto eu, afinal é uma forma de aprender, reciclar suas ideias, acabar com preconceitos e realmente compreender diferentes pontos de vista. Eu juro que quando você começar a assistir, vai querer ver todos!

Faz uma forcinha, procure seus temas preferidos e, claro, compartilhe as ideias que você mais curtir porque essa é a razão do TED!

Se você já conhece, quais são as TED talks que você mais gosta e recomenda? Conta nos comentários!

Beijo!


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. HAHAHAHA

    E essa piadinha "digna de Vìtor" no começo, hein?!

    Também sou fã de TED. Queria ter ido este ano no de Copacabana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma inspiração de piadinhas, Vítor! Vamos no próximo! Haha

      Excluir