0 Especial Chá da Tarde: Madeleine




Para estrear a sequência de receitas feitas para o Especial Chá da Tarde, foi escolhido um clássico da confeitaria francesa, as madeleines. A madeleine se enquadra na categoria dos petit fours, aquelas preparações que você come em uma ou no máximo duas bocadas.  Possui formato de concha e tradicionalmente leva um toque cítrico, sendo mais comum as raspas de laranja. Essa receita é daquelas cercadas por história:

“Recebeu este nome porque sua criadora, chamada Madeleine, fazia para vender nas estações de trem na região de Lorena, na França. O bolinho ficou famoso quando entrou no menu de um banquete feito em homenagem ao duque de Lorena, Stanislas. O confeiteiro titular não foi trabalhar, então uma jovem cozinheira fez às pressas a receita que sua mãe havia lhe ensinado. Foi o maior sucesso. Então, o duque o batizou como Madeleine “de Commercy” – região onde é bem popular até hoje –, e ficou conhecido internacionalmente como um ícone da confeitaria francesa.” Fonte: Panelinha

A receita escolhida foi apresentada pela Uiara Araújo, do canal Le plat du jour , para o projeto Banquete. Nós já experimentamos uma receita deles aqui.  O que difere da receita original é um toque para lá de especial, uma deliciosa casquinha de chocolate meio amargo. Mãos à obra!



Ingredientes:

2 ovos
1 gema
100 gramas de açúcar
Raspas de uma laranja
1 pitada de sal
120 gramas de farinha
½ colher de chá de fermento químico
100 gramas de manteiga sem sal derretida
200 gramas de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Misture os ovos com a gema.




Acrescente o açúcar e bata com um fouet até branquear.








Acrescente as rapas de uma laranja, o sal e o fermento.





Incorpore até que fique bem homogêneo.

Acrescente a farinha aos poucos e incorpore à massa devagar.




Por último, incorpore a manteiga já derretida e fria.







Cubra o recipiente com plástico filme e leve à geladeira por duas horas. Isso ajudará a madeleine crescer e ficar fofa.




Unte bem as formas de madeleine com manteiga e enfarinhe. Se você tiver as formas de silicone, não precisa untar e enfarinhar.    


Coloque uma colher da massa em cada forma. É importante não encher muito, pois a massa cresce e pode transbordar. Não precisa arrumar a massa na forma, assim que entrar em contato com o calor do forno, ela se ajusta.




Leve ao forno pré-aquecido a 180° por mais ou menos 15 minutos. Quando as bordas da massa começarem a dourar, estão prontas.




Espere esfriar e retire das formas.




Leve o chocolate ao micro-ondas de 30 em 30 segundos até que ele esteja completamente derretido. Cuidado para não queimá-lo. Se preferir, derreta em banho maria. Feito isso, mexa com uma espátula até reduzir um pouco a temperatura.

Pegue as mesmas forminhas utilizadas para assar as madeleines, limpe e unte com óleo. Coloque em cada uma cerca de uma colher de café de chocolate derretido. Acomode a madeleine por cima e dê uma leve pressionada para que ela espalhe o chocolate por toda superfície da forma.








Leve para geladeira até que o chocolate endureça.

Tire da forma com a ajuda da ponta de uma faca. Suas madeleines estarão prontas.




O contraste do sabor da laranja com o chocolate cai muito bem com chá ou café.

Topa experimentar? 
Comentários
0 Comentários

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário