0 Resenha - P.S. Ainda Amo Você




Acho que acabei de bater um recorde de tempo de leitura. Li ‘P.S. Ainda Amo Você’ em muito (muito) menos de 24 horas. E, pra ser sincera, começaria a ler a continuação dele agora mesmo se ela existisse!

‘P.S. Ainda Amo Você’ ou ‘P.S. I Still Love You’ é a sequência do livro ‘Para todos os garotos que já amei’ da norte-americana Jenny Han, cuja resenha você pode ler clicando aqui. De cara, posso dizer que ‘P.S. Ainda Amo Você’, me deixou tão viciada, eletrizada e encantada quanto o primeiro livro.

A trama se desenvolve de um jeito fácil, descomplicado, muito natural, o que não significa que não haja mistérios e surpresas (é claro!), mas tudo caminha num passo... perfeito. O timing é perfeito.

Na sequência, vemos uma Lara Jean mais segura, mais consciente de si mesma e que não deixa de questionar o mundo à sua volta. As dúvidas relacionadas ao que a sociedade espera de meninos e meninas são as mais presentes nos pensamentos da protagonista. Ao mesmo tempo, Lara Jean continua sendo extremamente cativante por ser também muito consciente de seus defeitos, inibições e inexperiências.

Embora a história de amor seja o elemento central, o livro levanta uma discussão importante sobre amizade. Especialmente sobre como é difícil crescer, amadurecer, descobrir a si mesmo e o quanto isso afeta o seu relacionamento com as pessoas à sua volta. O enredo prova que quando duas pessoas estão se tornando adultas ao mesmo tempo, muita coisa pode dar errado entre elas. A moral é que é difícil ver o fim de uma amizade de infância, e mais ainda, é difícil reconhecer que não há reparo a ser feito e que é preciso seguir em frente.

‘P.S. Ainda Amo Você’ toca de forma muito coerente e corajosa nas questões que passam pela cabeça dos adolescentes quando começam a se envolver amorosamente e sexualmente. Os diálogos entre Lara Jean e suas irmãs (Lara Jean tem 16 anos, Kitty tem 9 e Margot tem 18) suscitam várias questões que podem ser tratadas como tabu, mas que simplesmente precisam ser faladas e que quando tratadas de forma correta, criam cumplicidade e confiança.

Acho incrível como o livro se dedica a mostrar o relacionamento entre mulheres. Irmãs, amigas, ausência da figura maternal. Nada disso é poupado para fazer com que o “romance” apareça mais.

‘P.S. Ainda amo você’ supera o livro anterior em ritmo, em profundidade e em diversão. É impossível não morrer de rir com várias das cenas, especialmente quando Kitty está nelas. A irmãzinha mais nova de Lara Jean é um personagem que conquista logo de cara.

Estou apaixonada pela saga de Lara Jean e espero que venha um terceiro livro logo! Leitura recomendadíssima!

Beijos
Comentários
0 Comentários

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário